top of page
  • Foto do escritorAna Luiza de Figueiredo Souza

Mães influencers e o impacto na maternagem das seguidoras

Atualizado: 16 de dez. de 2022

Semana 12/10/2021.


Temas: Maternidade. Maternagem. Relação mãe e filho. Crianças. Modelos maternos e de maternagem. Modelos familiares. Influenciadores. Construção de autoridade. Confiança. Relacionamento interpessoal.


Houve problemas técnicos no armazenamento de alguns dos stories por parte da plataforma, Instagram, o que gerou perda de fragmentos da conversa. Reproduzo a seguir as falas perdidas:


[após fragmento que inicia a discussão com a fala "É o seguinte: muitas mães vão para as mídias sociais para compartilharem suas experiências de maternagem, sua relação com a maternidade..."]


Nesse processo, essas mães acabam se transformando em uma espécie de referência para as mulheres que as acompanham, até mesmo como influenciadoras desses públicos.


[vídeo continua com o fragmento sobre como algumas dessas mães passam a dar orientações para outras mães, principalmente quanto aos filhos crianças]


Mais adiante, ao comentar sobre a falta de conversas sobre a possibilidade de uma pessoa ter um filho com algum tipo de deficiência física e/ou intelectual:


Quase não se fala sobre isso, é como se essa possibilidade não existisse, apesar de que, numericamente, ela é cada vez mais comum. O que está muito ligado aos modelos hegemônicos de parentalidade, que implicam, inclusive, o tipo de filho que se espera ter. Geralmente são filhos biológicos, falar de adoção é outro hábito incomum, parece que a opção da adoção não existe. E esses filhos idealizados também estão fora do espectro de deficiências físicas, intelectuais ou mesmo mentais. Então eu acredito que quanto mais variados forem as referências que a gente tiver sobre o que é uma família e quem pode fazer parte dela, mais saudáveis podem ser as relações que a gente vai estabelecer entre essas pessoas. E mais incluído todo mundo se sente.


[vídeo continua com as respostas das seguidoras]

Para citar:


FIGUEIREDO SOUZA, Ana Luiza de. Mães influencers e o impacto na maternagem das seguidoras. Papos da semana, 30 dez. 2021. Disponível em: https://www.analuizadefigueiredosouza.com.br/post/m%C3%A3es-influencers-e-o-impacto-na-maternagem-das-seguidoras.

75 visualizações0 comentário
bottom of page