A primeira mulher amarela de origem asiática a ganhar o Oscar de Melhor Atriz fez um discurso que merece ser assistido na íntegra. Entre tantas falas significativas, o agradecimento mais emocionado chama a atenção: aquele que Michelle Yeoh dedica às mães, principalmente à sua (a reação dela e da família à entrega do Oscar é preciosa).
Ao longo da cerimônia, a maioria dos vencedores e vencedoras destacava as mães em seus discursos. Isso revela o quanto são fundamentais na trajetória de tantas pessoas. Não à toa é comum ouvir filhos dizendo que sonham em comprar uma casa para suas mães, ganhar dinheiro para paparicarem suas mães, retribuir os cuidados que suas mães dispensaram a eles. Sabem o que tiveram que passar para criá-los. Cresceram testemunhas disso.
Entre os homens premiados, outra figura se destaca nos discursos agradecidos: a da esposa. Algumas inclusive apontadas como seus maiores suportes. Mais uma vez, vemos a importância que mulheres ocupam na jornada bem-sucedida de alguém. O que, claro, revela um tanto sobre socialização feminina e expectativas de gênero.
Que o afeto e a responsabilidade implicados na rotina de cuidados saiam cada vez mais dos bastidores para receberem o devido reconhecimento sob os holofotes.
----
Gostou desse artigo? Acompanhe o Primeira linha os Papos da semana e o Um minutinho para publicações semelhantes.
Confira aqui o post sobre os discursos com homenagens a mães e esposas entre os vencedores do Oscar em formato compacto.
Discussões sobre expectativas de gênero, socialização feminina e a importância da figura feminina na trajetória pessoal daqueles de quem cuida estão contidos no livro “Ser mãe é f*d@!”: mulheres, (não) maternidade e mídias sociais.
Comments