top of page
  • Foto do escritorAna Luiza de Figueiredo Souza

O que revela o destaque das mães e esposas nos discursos do Oscar 2023

Atualizado: 15 de mar. de 2023

A primeira mulher amarela de origem asiática a ganhar o Oscar de Melhor Atriz fez um discurso que merece ser assistido na íntegra. Entre tantas falas significativas, o agradecimento mais emocionado chama a atenção: aquele que Michelle Yeoh dedica às mães, principalmente à sua (a reação dela e da família à entrega do Oscar é preciosa).


Ao longo da cerimônia, a maioria dos vencedores e vencedoras destacava as mães em seus discursos. Isso revela o quanto são fundamentais na trajetória de tantas pessoas. Não à toa é comum ouvir filhos dizendo que sonham em comprar uma casa para suas mães, ganhar dinheiro para paparicarem suas mães, retribuir os cuidados que suas mães dispensaram a eles. Sabem o que tiveram que passar para criá-los. Cresceram testemunhas disso.


Entre os homens premiados, outra figura se destaca nos discursos agradecidos: a da esposa. Algumas inclusive apontadas como seus maiores suportes. Mais uma vez, vemos a importância que mulheres ocupam na jornada bem-sucedida de alguém. O que, claro, revela um tanto sobre socialização feminina e expectativas de gênero.


Que o afeto e a responsabilidade implicados na rotina de cuidados saiam cada vez mais dos bastidores para receberem o devido reconhecimento sob os holofotes.

----

Gostou desse artigo? Acompanhe o Primeira linha os Papos da semana e o Um minutinho para publicações semelhantes.


Confira aqui o post sobre os discursos com homenagens a mães e esposas entre os vencedores do Oscar em formato compacto.


Discussões sobre expectativas de gênero, socialização feminina e a importância da figura feminina na trajetória pessoal daqueles de quem cuida estão contidos no livro Ser mãe é f*d@!”: mulheres, (não) maternidade e mídias sociais.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page