Capítulos e livros

Livros

 
1.png
O Mirabolante Doutor Rocambole.jpg
Contos de Encantar o Céu.jpg

“Ser mãe é f*d@!”: mulheres, (não) maternidade e mídias sociais

Em anos recentes, mulheres têm acionado as mídias sociais para debaterem uma série de problemáticas relacionadas à vivência feminina, à maternidade e à não maternidade. Demandas, incongruências, acusações, desabafos, piadas, incentivos, disputas, denúncias, ironias e gentilezas se emaranham das postagens às seções de comentários. A pesquisadora e escritora Ana Luiza de Figueiredo Souza mergulhou (e permanece mergulhada) nesse fenômeno para investigar os movimentos históricos por trás dele, quais conjunturas políticas, econômicas, socioculturais e tecnológicas permitem que ele aconteça, junto aos atritos e redes de apoio que surgem entre mulheres com posicionamentos e trajetórias distintas. Baseado em pesquisa premiada e na própria atuação em campo da pesquisadora, o livro apresenta um original e necessário panorama sobre as tensões que perpassam a delicada — e não por isso menos intensa — relação entre mulheres com ou sem filhos e aquilo que foi construído como destino de todas elas: a maternidade.
 

Acompanhe o processo de transformação da pesquisa em livro na série Da dissertação ao livro.

 

Quer receber um aviso quando a pré-venda estiver disponível? Faça seu cadastro aqui.

O Mirabolante Doutor Rocambole

Téo é um menino que transforma quintal em floresta, vê fantasma em sombra, torna graveto espada de cortar dragão e resolve o dever de casa de um jeito que a professora não ensinou. Só que isso o faz se sentir muito diferente das outras pessoas, que ficam confusas com suas ideias. Até que, um dia, encontra uma misteriosa caixa, com um bilhete na tampa: Se ser diferente faz você se sentir esquisito, sopre o apito. Se faz você se sentir importante, passe adiante. Téo não pensa duas vezes e sopra bem forte, chamando a atenção do Doutor Rocambole. Ele pode dar chá de sumiço na Imaginação Aguda do Téo. Mas será que perder o que o torna diferente é tão legal assim? Uma narrativa singela e divertida, que sorri para as diferenças que, lá no fundo, todos nós carregamos.

Adquira aqui:

 

Livro pela autora

 

Livro + CD

 

E-book pela editora

Contos de Encantar o Céu

O pai solta trovões. A mãe, relampeja. E o chuvisco da menina vai pingando da sala ao quarto. Com leveza e suavidade, as autoras brincam com a neblina, a chuva, o sol, o vento, os trovões, as nuvens, os raios, a tempestade, numa viagem de fantasia, descobertas e reflexões cheias de profundo. Seis belos contos em que os elementos da natureza se tornam protagonistas ou são usados como recursos metafóricos para tratar das emoções e conflitos humanos.

Adquira aqui:

 

Livro pela autora

 

Livro pela editora

La Maternidad en la ficción.jpg
Concurso literario.jpg
Fluxos em redes sociotécnicas.jpg

La maternidad en la ficción contemporánea

As obras de ficção atuam como um espelho em que se refletem as questões mais significativas de cada sociedade, legitimando os papéis e valores dominantes, mas possibilitando também seu debate e progresso. Neste volume, acadêmicas procedentes de universidades espanholas e latino-americanas têm como meta a análise de obras artísticas, literárias, cinematográficas e televisivas populares nas últimas décadas e que transcenderam por sua inovação ao representar a figura materna. Os sucessivos capítulos mostram como as mudanças sociais, culturais e tecnológicas do novo milênio proporcionaram novos relatos, com mais matizes, sobre o que significa se tornar mãe e até que ponto se conseguiu uma maior visibilidade dos processos que acompanham essa etapa vital.

 

Coletânea publicada pela Universitat de Lleida (UdL), em espanhol. Resumos de alguns capítulos do livro, em português, são disponibilizados na série Resumos La Maternidad en la ficción contemporánea.

Adquira aqui:

 

Livro e e-book somente pela editora

Antologia I Concurso Literário Machado de Assis

“No fim das contas, o trabalho dos pais é serem relativamente ruins. Deixar pelo caminho algumas frustrações e atritos. Uns soluços e tropeços. Fazer de tudo pelo espetáculo, sem esquecer de bagunçar um pouco os bastidores” (Sobre torres e tranças). O livro traz contos, crônicas e poesias de autores selecionados no I Concurso Literário Machado de Assis, promovido pelas Canal 6 Editora, Gráfica Viena e Academia Bauruense de Letras, com apoio da Prefeitura Municipal

de Bauru.

Adquira aqui:

 

Livro pela autora

Livro pela editora

Fluxos em redes sociotécnicas: das micronarrativas ao big data

Primeira obra coletiva do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Cultura Digital, da Intercom. A coletânea é composta por 14 artigos cujas versões iniciais foram submetidas e apresentadas no GP no ano de 2019 e, posteriormente, revisadas, a partir das sugestões dos pareceristas e debates ocorridos no encontro em Belém do Pará. A publicação reúne textos que abordam as múltiplas implicações que a circulação de narrativas e grandes dados gera no contexto das redes sociotécnicas em termos de fluxos comunicacionais, buscando explorar conflitos e negociações emergentes dentre diversos agentes e instituições. O livro está dividido em quatro partes: 1) Narrativas pessoais, práticas de consumo e disputas de sentido na cultura digital; 2) Epistemologias decoloniais; 3) O que fazem as máquinas e como pesquisá-las? Reflexões sobre plataformas e seus algoritmos e 4) Política e opinião pública em um Brasil (des)conectado. Os autores são de distintas instituições de ensino brasileiras e apresentam referencial teórico e metodológico, bem como objetos empíricos de análise, variados, trazendo contribuições diversas para o campo da Comunicação e, mais especificamente, para os estudos que se voltam para a cultura digital.

Adquira aqui:

 

E-book gratuito pela editora

Maternidade nas Mídias.png

Maternidade nas Mídias

A coletânea reúne pesquisadoras de diferentes universidades e regiões do Brasil, que atuam nos campos da Comunicação, Literatura, Saúde Pública, Educação, Psicologia, Artes Plásticas, Filosofia, dentre outros. Tendo em vista a interdisciplinaridade dos estudos maternos e a amplitude do cenário midiático atual, o livro investiga que imagens, mensagens e valores culturais têm circulado nas mídias sobre maternidades e maternagens. Além disso, a coletânea debate de que maneiras as mães interagem com as mídias, a fim de compreender os modos como elas se expressam, negociam e/ou criticam imagens e mensagens de formas coletivas ou individuais. No capítulo que assino com Beatriz Polivanov, discuto o conceito de textão-desabafo, recurso frequente nos debates maternos nas mídias sociais dos últimos anos.

Adquira aqui:

 

E-book gratuito pela editora

Livro impresso pela autora

 
 
 
Com. e ciência na era covid-19

Comunicação e ciência na era covid-19

O livro traz projetos de pesquisadores e profissionais da área de Comunicação de todo o Brasil surgidos durante a pandemia, seja para contornar seus efeitos, seja para propor iniciativas agregadoras. A coletânea parte da premissa de que a divulgação científica deve caminhar ao lado da comunicação pública, em diálogo com o interesse público. No capítulo que assino, explico como funciona o projeto de levar minhas pesquisas sobre temáticas maternas, científicas e femininas para minhas contas em mídias sociais, o que permite a circulação de questionamentos e dados advindos do trabalho científico no debate público sobre as referidas temáticas. 

Adquira aqui:

 

E-book gratuito no site da Intercom

Demais livros e capítulos publicados

FIGUEIREDO, Ana Luiza. Retorno. In: Equipe Carreira Literária (Org.). Nada é o que parece. Rio de Janeiro: Oito e Meio, no prelo.

FIGUEIREDO, Ana Luiza. A Coroação. In: RECHIA, Rosângela Beatriz (Org.). XLI Concurso Literário Felippe D'Oliveira. Santa Maria, RS: Imprensa Universitária | UFSM, 2018. p. 233-240.

FIGUEIREDO, Ana Luiza. As Cartas de Paulo. Coleção Histórias da Bíblia para Crianças. Rio de Janeiro: Seleções, 2017.

FIGUEIREDO, Ana Luiza. Tomada. In: Editora LiteraCidade (Org.). Metacantos 2016. Porto Alegre: LiteraCidade, 2016. p. 22.

SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Vocação. In: ALIVAT - Academia Literária do Vale do Taquari. (Org.). Novos Talentos: Escritos/Escritores V. Lajeado, RS: Editora Univates, 2016. p. 45-47.

SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Idealización. In: Editora Letras con Arte. (Org.). Pasiones. Madri: Letras con Arte, 2015. p. 79-80.

FIGUEIREDO, Ana Luiza. Recomeço. In: Laís Manfrini. (Org.). Trópicos Fantásticos. São Paulo: eBook Kindle, 2015. p. 126-132.