• Ana Luiza de Figueiredo Souza

Problemas técnicos: o bug no registro das postagens

Atualizado: 9 de out. de 2021

Esse artigo tem a finalidade de esclarecer um problema técnico que pode ter ficado perceptível para o público que acompanha as mídias sociais em que divulgo meus achados de pesquisa e, também, minhas produções em geral.


Desde abril de 2021, um bug ainda não resolvido interfere sobretudo nas publicações realizadas na conta do Instagram (@analuiza.dfigsouza) na qual compartilho questionamentos, resultados de pesquisa e criações artísticas. Isso prejudica tanto o alcance das postagens quanto as métricas extraídas da plataforma. Os números alterados constam no Estúdio de Criação, parte do Business Suite do Facebook, enquanto os números corretos se encontram no Gerenciador de Anúncios.


Nas capturas de tela a seguir, é possível visualizar os efeitos do bug em dois posts, realizados em datas distintas.



Post Mães e não mães no mercado de trabalho, publicado em 18 de maio de 2021


Engajamento correto, segundo o Gerenciador de Anúncios do Facebook.



Números alterados no Business Suite do Facebook e, consequentemente, no post.



Post Amor próprio, publicado em 10 de junho de 2021


Engajamento correto, segundo o Gerenciador de Anúncios do Facebook.



Números alterados no Business Suite do Facebook e, consequentemente, no post.



Já que o bug persiste há meses, em meados de julho de 2021 tomei a decisão de impulsionar as publicações diretamente pelo aplicativo do Instagram. Apesar de apresentar segmentação de público e metas mais restritas, a medida parece ter conseguido contornar o bug que deturpa(va) os dados especialmente curtidas e comentários, que não fica(va)m visíveis mostrados no perfil e nas métricas.


Continuo na busca para solucionar definitivamente o problema nas ferramentas disponibilizadas pelo Facebook em modo desktop, até porque são mais completas do que as ofertadas em versão mobile. Talvez o bug se resolva com alguma atualização, seja do Facebook, seja do Instagram. Enquanto isso, utilizo o Gerenciador de Anúncios para programar os impulsionamentos dos posts na página do Facebook, realizando a promoção das postagens do Instagram pelo aplicativo do site. As postagens tanto no Instagram quanto na fanpage são realizadas por meio do Estúdio de Criação, que as publica em ambas as plataformas.


Interessante perceber que a quantidade de contas alcançadas pelo perfil do Instagram aumentou de forma significativa após a mudança, bem como o número de seguidores. Isso indica que o desempenho das campanhas programadas via desktop estava bastante comprometido, de modo que o investimento não se revertia em números.


-----

Sabe como solucionar o referido problema técnico? Por favor, entre em contato ou envie suas sugestões pelos comentários. Serão muito bem-vindas.


Assine a newsletter e receba conteúdo exclusivo.

541 visualizações0 comentário